sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Comunicação Interna do DCH III



O campus III da UNEB, localizado na cidade de Juazeiro, sofre atualmente com a grande deficiência comunicativa que possui. Por não existir um setor de assessoria de comunicação que atenda a necessidade de difusão das informações interna e externamente, a comunicação acontece de maneira desorganizada que muitas vezes prejudica o desenvolvimento das atividades e eventos promovidos pela instituição e sua respectiva divulgação.

Segundo a técnica administrativa, Sheila Gomes, a comunicação entre o campus e a sua matriz em Salvador se dá de maneira descentralizada, cada professor mantém contato individual quando necessário o que prejudica muito quanto à socialização entre os próprios professores, do que está acontecendo na universidade e em seu intercambio com a sede na capital.

O que acontece entre os departamentos e desses com os estudantes não é diferente. Não existem núcleos de comunicação e nem um suporte eficaz que atenda a difusão da informação de forma ampla e segura. Apesar de ter telefones, murais e o próprio site da UNEB, esses meios estão longe de suprir as necessidades reais da universidade, pois informam restritamente algumas pessoas e provocam verdadeiras confusões na organização de eventos acadêmicos, como a reserva de um mesmo espaço para dois acontecimentos distintos, por exemplo.

A comunicação entre a universidade e os meios de comunicação de massa, é muitas vezes mediada pelos próprios estudantes de jornalismo do campus, ou através do desenvolvimento de projetos que possibilitam esse trabalho, como o Multiciência, site produzido através do projeto de extensão Agência de Notícias, que apesar de uma produção relevante não se propõem unicamente a atender a comunicação institucional

A relação inversa, de meios de comunicação com a universidade passa pelos mesmos problemas, pois não se encontra um setor específico a quem possa buscar informações e esclarecimentos e tem que recorrer a pessoas que realizam trabalhos burocráticos e muitas vezes não tem o domínio completo da informação.

0 comentários: